Olá leitoras de Laris! Tudo bem com vocês? Meu nome é Luana mas podem me chamar de Luh! A pedido da minha amiga Laris, vim aqui fazer este post falando sobre o cabelo cacheado e minha relação com ele.
Pra que fique tudo bem organizado resolvi separar os assuntos que acho mais relevantes por tópicos, então senta que lá vem história rsrs...
1.Crespo ou cacheado?
A dúvida de muitas pessoas é saber identificar se o cabelo é cacheado ou crespo. Isso para mim não tem tanta importância, porém vou tentar simplificar:
Cabelo Crespo: O cabelo é enrolado desde a raiz e os cachos são mais fechadinhos.
Cabelo Cacheado: A raiz é lisa ou ondulada pelo menos uns 3 a 4 dedos e só depois é que começa a formar cachos.
Os cachos são classificados desta forma:

2. Aceitação
Não tem nada melhor do que se sentir bem consigo mesmo não é? Estar bem consigo mesmo, é o primeiro passo pra ser uma pessoa mais confiante!
“Luh porque você nunca alisou o cabelo?”
Essa é uma pergunta que muitos me fazem e a resposta é simples:
Eu gosto dele assim, Deus quis que eu nascesse com ele assim, então eu vou morrer com ele assim! Rsrs.
Pode parecer meio radical e talvez amanhã eu mude de ideia, mas por enquanto é isso aew.
Eu nunca tive problemas com o meu cabelo, e nunca sofri preconceito por causa dele (pelo menos até onde me lembre). Claro que quando se é criança sempre tem aquele apelido que seu amiguinho lhe chamava: leãozinho, cabelo de fuá, cabelo de miojo, etc ... Porém isso nunca me afetou, até por ser coisa de criança e a minha família sempre elogiava e me incentivava a permanecer com ele natural.
Então o meu conselho é: se você se sente bem com o seu cabelo sendo ele natural, ou com química não mude por causa de ninguém! Opiniões vêm e vão, mas seu cabelo permanecerá sempre com você!
3. Prós e contras de se ter cabelo cacheado
Prós:
- Você é livre pra sair na chuva e ir à praia ou piscina sem ter medo de molha-lo kkk;
- Você não fica presa a chapinha e escova;
- Você não gasta horas no salão;
- Você não precisa de química;
- Se alguns fios ficarem fora do lugar, dificilmente alguém irá notar e dizer que seu cabelo está assanhado rsrs.
Contras:
- Todo mundo quer pegar, e se você não gosta de frizz, pode se preparar kkkk
- Fator encolhimento. Esse é o pior pra quem tem obsessão por crescimento, pois se seu cabelo cresceu 10 cm, parece que só cresceu apenas 5 cm (depende do seu tipo de cacho);
- É difícil encontrar algum salão especializado em cabelos cacheados, pois a maioria dos cabelereiros só se especializa em cabelos lisos;
- Por não haver muitos salões especializados em cabelos cacheados, dificilmente você irá encontrar alguém que saiba cortar o seu cabelo (Eu tive que aprender a cortar o meu sozinha, mas não faça isso se você não tiver certeza do que está fazendo!);
- Você pode até não gastar horas no salão, porém você perderá um bom tempo quando tirar um dia pra cuidar dele;
- Parece que seu estoque de creme nunca é suficiente;
- A maioria dos produtos fabricados são voltados para cabelos lisos, porém devido a grande revolução dos cachos isso tem mudado (Graças a Deus).
4. Principal diferença entre um cabelo liso e um cabelo crespo/cacheado
A principal diferença é a questão da oleosidade natural.
Devido a estrutura do fio do cabelo crespo/cacheado, a oleosidade natural produzida no couro cabeludo não chega até as pontas. Ou seja, quanto mais enrolado o cabelo, mas ressecado ele será, e mais você deverá hidratado.
Transição Capilar
A transição capilar é o processo de mudança que um cabelo passará de um estado para outro. Na maioria dos casos que encontramos na internet vemos meninas que possuem química nos cabelos e que estão querendo retornar aos cachos. Bem, eu nunca alisei definitivamente o meu cabelo, o máximo o que cheguei a fazer foi relaxar a raiz 2 vezes e escovar ele 1 única vez. Ou seja eu passei por uma “mini transição” por causa do relaxamento, pois tive que esperar ele crescer para poder cortar a parte que foi relaxada (era horrível, pois o cabelo ficava com duas texturas), porém nem se compara com a transição que uma pessoa com progressiva passa, pra poder ter seus cachinhos de volta!
Na ansiedade de ter o cabelo completamente natural, muitas meninas aderem ao Big Chop (grande corte) durante a transição. Já outras meninas optam por fazer técnicas como a texturização enquanto esperam o cabelo crescer, pra depois de um certo tempo remover a parte alisada.
*O Big Chop é a retirada de toda a parte lisa, deixando apenas o cabelo natural que está em fase de crescimento.
*Texturização é uma técnica usada para diminuir a diferença entre o cabelo natural e a parte alisada. É ideal para que ainda não se sente segura a ponto de fazer o Big Chop.
A transição não é processo fácil, e dependendo do cabelo pode ser até demorado. É necessário que o cabelo seja bem tratado, e isso exige tempo. Não é nenhum bicho de 7 cabeças como muitos pensam, e no decorrer do tempo você se acostuma com a rotina de cuidados. No final é só alegria!!!
Então é isso meu povo! Espero que tenham gostado post, pois foi feito com carinho e tentei resumir o meu conhecimento e experiência sobre o assunto!
Para as cacheadas e crespas de plantão, no meu blog (www.luhferreira.com) tem dois posts indicando os produtos que funcionam muito bem no meu cabelo. Caso tenha ficado alguma dúvida, vocês entrar em contato comigo através do blog e das redes sociais:
Facebook: Luh Ferreira Blog
Instagram: @lluhferreirablog
Snapchat: lluhferreiraa
Beijooos da Luh ! <3
Foi um prazer fazer esse post pra você e suas leitoras Lari! Deus te abeçõe cada vez mais!!!!! SUCESSOOOO :D
ResponderExcluirEu que agradeço minha amiga! todo sucesso do mundo pra você, mulher segundo o coração de Deus. ♥
Excluir